Matrix 4: Lana Wachowski explica o motivo para ressurreição de Neo e Trinity

Os personagens Neo e Trinity retornam em Matrix: Resurrections depois de suas mortes em Matrix Revolutions.

O primeiro trailer de Matrix: Resurrections conta com muitas cenas de ação e mostrou o retorno de Neo (Keanu Reeves) e Trinity (Carrie-Anne Moss), personagens principais na trilogia original e que supostamente morreram no final de Matrix Revolutions (2003). Ainda não está claro como isso vai ser explicado no quarto filme da franquia, mas a diretora Lana Wachowski revelou recentemente suas motivações para embarcar em Matrix: Resurrections 18 anos depois do último lançamento.

Wachowski falou do retorno surpreendente de Neo e Trinity em um painel recente no Festival Internacional de Literatura de Berlim. Ela não explicou como os personagens de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss vão voltar na história, mas revelou suas razões para retornar à franquia Matrix, levando em consideração que sua irmã Lilly Wachowski não quis dirigir Matrix: Resurrections, afirmando que  “Havia algo sobre a ideia de voltar atrás e ser parte de algo que eu tinha feito antes que era expressamente desagradável”. Lana Wachowski afirmou que ficou inspirada para a trama depois que perder seus pais e um amigo próximo.

"Meu pai morreu, então esse amigo morreu, então minha mãe morreu. Eu realmente não sabia como processar esse tipo de luto. Eu não tinha experimentado isso de perto ... Você sabe que a vida deles vai acabar e ainda assim foi muito difícil. Meu cérebro sempre alcançou minha imaginação e uma noite, eu estava chorando e não conseguia dormir, e explodiu toda essa história em meu cérebro. Eu não podia ter minha mãe e meu pai, mas de repente eu tinha Neo e Trinity, indiscutivelmente os dois personagens mais importantes da minha vida. Foi imediatamente reconfortante ter esses dois personagens vivos novamente, e é super simples. Você pode olhar para ele e dizer: 'Ok, essas duas pessoas morrem e ok, traga essas duas pessoas de volta à vida e, oh, isso não é bom?' Sim, funcionou! É simples, é isso que a arte faz e é isso que as histórias fazem, elas nos confortam", explicou Wachowski sobre a ressurreição deles no filme. 

Como falamos anterioremente, Neo e Trinity morreram no terceiro filme da franquia, Matrix Revolutions. Apesar disso, tivemos algumas dicas de que os personagens poderiam retornar desde o clássico primeiro fillme de Matrix (1999), onde um diálogo faz referências à obtenção de “outra vida” e ao conceito geral de reencarnação – que fica mais evidente pelo título de Matrix 4: Resurrections (Ressurreição, em tradução).

Inclusive, o título de Matrix: Resurrections sugere que não apenas esses personagens à vida, mas a realidade simulada da Matrix também está de volta. Em Matrix Reloaded, o Arquiteto (Helmut Bakaitis) falou sobre possibiidade da reinicialização da Matrix, então é possível que a trégua entre os humanos e as máquinas no final de Matrix Revolutions – que aconteceu graças ao sacrifício de Nao – não serviu para muita coisa e as máquinas estarão de volta, mas em novas condições por causa dos novos tempos.

Matrix: Resurrections chega aos cinemas brasileiros em 16 de dezembro.

Fonte: 

Bruno Botelho dos Santos -Redator | crítico - Adorocinema.com

Comentários